terça-feira, 27 de novembro de 2012

Guarda chuva ou sombrinha



Esse fim de semana iria fazer uma matéria para TV Brasília sobre  etiqueta e o  melhor uso para o guarda chuva nesta época do ano. 
Você sabe usar esse acessório educadamente?
 Bom, aconteceram alguns atrasos em outras pautas, e não realizamos  as entrevistas que queríamos  Mas decide fazer um post com algumas curiosidades e  dicas  deste criativo acessório:
Descobri que no Japão as regras de boas maneiras para o uso dos guarda chuvas vem do tempo dos samurais que tomavam o cuidado para que suas espadas não atrapalhassem ou machucassem pessoas que andavam na rua.
Milhares de japoneses vão as ruas com seus coloridos guarda chuvas sempre observando as seguintes regrinhas da boa educação:



Ao abrir ou fechar seu guarda chuva olhe ao redor para que não espete ou fure o olho de alguém! Quando estiver andando na rua com o seu guarda chuva aberto não faça movimento bruscos, lembre-se que você está em uma rua com outras pessoas.





Cuidado com o guarda chuva fechado : não o use inclinado , você vai acabar espetando ou furando alguém. Ou na pior das hipóteses ficar preso em uma porta! Não bloqueie a passagem com seu guarda chuva, você não é dono da rua!



Abaixe ou levante seu guarda chuva quando cruzar com outro pedestre na rua evitando um tombamento de água.


Preste atenção : seu guarda chuva serve para te proteger da chuva, a sombrinha do sol , não para servir a outros fins! Alguém pode se machucar e você vai perder seu guarda chuva.
Não leia , não use celular ao mesmo tempo que segura seu guarda chuva.
Antes de entrar em um lugar fechado chacoalhe e feche seu guarda chuva e traga um saco plástico para embrulhar.
Alguns estabelecimentos comerciais (shoppings) já dispõe deste serviço.
Ao passar em alguma  marquise não espalhe e arraste água naqueles que estão sem guarda chuva a espera da chuva amenizar, leve seu guarda chuva ao lado.
A boa educação é nada mais do que estar atento ao outro . Não somos únicos neste planeta e precisamos sair de nosso umbigo pára conviver em sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário